Clinica Asperti

Catarata

Catarata é um problema ocular que causa a perda de transparência do cristalino, que é a lente natural do olho. Devido a alguns fatores, a estrutura começa a ficar opaca, causando dificuldades para enxergar. A visão de quem tem essa doença fica semelhante à demonstração da figura:

Você sabia que essa doença ocular é a maior causa de cegueira reversível no mundo? De acordo com a Sociedade Brasileira de oftalmologia, 75% da cegueira tem causas curáveis, ou seja, poderiam ser evitadas. No Brasil, mais de 48% dos casos de perda da visão são decorrentes da catarata.

O que é o cristalino: funciona como uma lente natural do olho, colaborando na convergência dos raios luminosos para formação da imagem na retina.

Entenda os tipos de catarata:
  • Senil: decorrente da deterioração natural do olho, devido o avanço da idade.
  • Congênita: acontece devido a infecções durante a gravidez como toxoplasmose, rubéola, entre outras, ou por problemas hereditários.
  • Corticogênica: Um dos efeitos colaterais do uso de corticoides (medicamentos de potente ação anti-inflamatória) é a opacificação do cristalino. Mas, o uso do medicamento com dosagem prescrita por um médico não oferece riscos à saúde.
  • Trauma Ocular: Um acidente ocular por causar a opacificação do cristalino. Em situações de emergência é preciso procurar o oftalmologista o mais rápido possível.

O tipo mais comum é a catarata senil, que acomete pessoas idosas devido ao envelhecimento natural do olho. Frequentemente a doença ocorre após os 50 anos de idade, geralmente é bilateral e nem sempre simétrica na sua forma de manifestação.

No entanto, a doença pode ser diagnosticada em pessoas mais jovens e até em crianças. A catarata congênita, por exemplo, acontece devido a alguma má formação congênita e assim a criança já nasce com esse problema de visão. O uso crônico de alguns medicamentos, como corticoides também pode levar à perda de transparência do cristalino, assim como traumas oculares. Outro fator que pode provocar essa doença ocular é o diabetes.

Sintomas

Alguns sinais podem indicar a presença da doença. Entre eles, os mais comuns são:

  • Visão turva ou embaçada
  • Sensibilidade exagerada à luz
  • Constante troca de grau de óculos
  • Visão Dupla
  • Perda de nitidez na percepção das cores

O diagnóstico deve ser feito pelo oftalmologista. Portanto, se você ou algum familiar apresentar estes e outros sintomas aconselha-se procurar o médico com urgência. O ideal é que sejam feitas visitas regulares ao oftalmologista, já que o diagnóstico precoce impacta positivamente nos resultados dos tratamentos.

Exames e Diagnóstico

Na consulta oftalmológica é possível identificar a doença através de exames específicos.  Ainda podem ser solicitados exames complementares para confirmar o diagnóstico e analisar o estágio de evolução da doença.

Tratamento

Não é possível tratar clinicamente, ou seja, remédios, colírios, óculos e lentes não são capazes de devolver a visão ao paciente. O tratamento da catarata é cirúrgico, independente do grau de comprometimento da visão.

A Cirurgia de Catarata a Laser é um procedimento considerado simples. Com duração de cerca de 15 minutos, a cirurgia é realizada com uso de anestesia tópica (colírios) e não exige internação do paciente.

Como é a Cirurgia de Catarata?

Com a ajuda do Laser de Femtosegundo e a facoemulsificação, é realizada a remoção do cristalino doente e a sua substituição por uma lente intraocular (LIO). Com isso, tenta-se corrigir também algum problema refrativo, já que as lentes utilizadas na Clínica Asperti são Lentes Intraoculares Premium , que podem corrigir miopia, astigmatismo e hipermetropia e presbiopia.

Dúvidas Comuns

Quando cai a capacidade de enxergar, pelo motivo do cristalino ficar opaco, dá-se o nome de catarata. Essa palavra vem do Grego katarhaktes, “descida, queda”, formada por kata, “para baixo”, mais arhattein, “golpear forte”.

Os sintomas mais comuns são o embaçar da vista que piora na claridade ou sob a luz forte. Há uma tendência de melhorar a visão para perto, visto que a catarata causa um aumento da miopia e uma diminuição da hipermetropia. Com isso, muitos pacientes passam a ler de perto sem óculos.

Não. O tratamento é cirúrgico. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que façam a esse problema desaparecer.

Não. As causas mais comuns são devido ao envelhecimento, superexposição à radiação ultravioleta, diabetes, raios-x frequentes, histórico familiar e outras lesões ou enfermidades do olho.

Uma pessoa pode herdar a tendência para desenvolver a doença.