Exames para Glaucoma
O acompanhamento de rotina do paciente com glaucoma deve incluir a pressão ocular, a acuidade visual com correção, avaliação do nervo óptico e sua descrição (com fotografia), e espessura corneana. Os exames realizados na Clinica podem ser visualizados em todas as salas de consulta, pois os aparelhos estão interligados em rede, permitindo uma avaliação e evolução de forma dinâmica.
Consiste nos seguintes exames:
Avaliação tomográfica da camada de fibras nervosas ao redor do nervo óptico, avaliação da escavação do nervo e também seu volume, de uma forma tridimensional.
Avaliação tomográfica da camada de fibras nervosas da retina.
A Paquimetria é o exame da visão que mede a espessura da córnea, valor de importância para os casos de cirurgia refrativa, diagnóstico de ceratocone e na avaliação do glaucoma.
Retinografia é uma técnica de exame que consiste em dilatar a pupila do paciente para observar e registrar fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho. A retinografia permite obter diversas fotos em alta resolução, fazendo uma documentação fotográfica do fundo de olho e possibilitando um acompanhamento seriado da evolução de lesões que nele existam.
Avaliação do angulo da câmara anterior.
A Tonometria é o exame da visão que mede a pressão intra-ocular, existem vários aparelhos para fazer está medição o considerando padrão ouro é a Tonometria de Aplanação, podendo também ser aferida a pressão com Tonometro de Pascal, Tonometro de Sopro, entre outros aparelhos.
Exame que analisa o ângulo da câmara anterior do olho (seio camerular). Indispensável para o tratamento e diagnóstico de glaucoma.