O procedimento da Cirurgia de Catarata passou por muitas modificações e evoluções. Na Clínica Asperti, a tecnologia usada nesta cirurgia é o Laser Femtosegundo Guiado por Imagem.
Essa tecnologia revolucionou as cirurgias de catarata, por permitir a fragmentação do cristalino em segmentos, o corte da cápsula anterior do cristalino com precisão, na posição correta, e a realização da incisão corneana. Todos esses procedimentos são guiados por imagem.
PRÉ-OPERATÓRIO:
São realizados exames, como Tomografia de retina e da córnea, para eliminar a presença de outros problemas oculares e para fazer as medidas biométricas oculares. Para reduzir a margem de erro, esses exames são feitos em três tipos de aparelhos por OCT, para o cálculo da Lente Intraocular (LIO) e para a captura da imagem do olho que guiará a cirurgia, comunicando-se com o Laser Femtosegundo e com o microscópio cirúrgico (utilizando duas salas cirúrgicas).
PROCEDIMENTO
Etapa 1:
Na primeira sala cirúrgica utilizamos o Femtosegundo, que realiza uma fotografia em alta resolução e compara com a imagem capturada na sala de exames e posiciona, com precisão, os cortes pré-programados (no cristalino, capsula e córnea). Mesmo que cabeça ou o olho esteja rodado, o laser corrige esta torsão pela imagem. Confirmadas as posições, o Laser utiliza imagens de tomografia por OCT para encontrar, precisamente, a cápsula do cristalino, o núcleo do cristalino e a córnea com sua espessura, etc., e então libera o pedal e é realizado o procedimento do LASER. Toda essa etapa leva aproximadamente 1,5 minutos.
Etapa 2:
O paciente é levado para a segunda sala, onde vai ser completado o procedimento. Na cirurgia realizamos a abertura da incisão corneana (já feito com o laser), e retiramos cápsula (também cortada pelo laser) e aspiramos o conteúdo do cristalino opacificado (também quebrado pelo laser), diminuindo acidentes cirúrgicos (aumentando a segurança). Após, implantamos a lente intraocular de forma automatizada com o aparelho de facoemulsificação e centramos a LIO, com a imagem guiada no microscópio (planejada no exame antes realizado) em tempo real.
RECUPERAÇÃO:
O paciente fica em uma outra sala por a algum tempo, antes de ir para casa.
PÓS-OPERATÓRIO
Com cuidados orientados, o paciente efetua a recuperação em casa, com uso de colírios, evitando coçar os olhos e fazer esforço físico, entre outros cuidados.
A Cirurgia de Catarata é feita em aproximadamente 10 minutos, apenas com anestesia local, feita com colírios (desde 1997 utilizamos anestesia com colírios). Os pacientes saem da cirurgia sem oclusão.
O Femtosegundo como tratamento da catarata cria uma nova modalidade cirúrgica, que alia as técnicas da cirurgia de catarata tradicional às técnicas refrativas. Ele permite ao médico automatizar etapas do procedimento cirúrgico que, até então, eram realizadas manualmente, com bisturi e pinças na cirurgia convencional.
Lentes Intraoculares Premium são lentes de múltiplos focos, que possibilitam a correção de problemas refrativos como astigmatismo, miopia e hipermetropia. Essas lentes, ao serem implantadas durante a cirurgia de catarata a laser, são programadas para devolver a visão, corrigindo a catarata e erros refrativos que o paciente possa apresentar.
Temos seis tipos de correção:
Lentes Intraoculares Bifocal ou Trifocal não tem semelhança com os óculos no que se diz respeito a aceitação. Não tem Adaptação por estar dentro do olho.
Somente após os exames é que podemos definir a LIO a ser implantada, com a concordância do paciente.
É importante oferecer o máximo de informações possíveis ao oftalmologista, evitando omitir qualquer dado importante sobre a sua saúde geral. Procure informar com precisão, por exemplo, se está administrando alguma medicação ou histórico familiar de doenças. Outra ação importante é seguir todas as orientações dadas pelo médico no pós-operatório. Respeite o tempo de recuperação, não se exceda em atividades físicas vigorosa e não se esqueça de utilizar a medicação indicada.
O tempo de recuperação e o pós-operatório, de maneira geral, são dúvidas comuns entre pacientes e familiares. A preocupação é natural, já que a visão é um sentido muito delicado e relevante para as mais simples atividades do dia a dia.
O pós-operatório é parte determinante no sucesso do procedimento. A cirurgia costuma durar entre 15 e 20 minutos e o paciente precisa permanecer na clínica por aproximadamente 3 horas.
O tempo de recuperação depende da resposta de cada paciente e de sua dedicação aos cuidados após a cirurgia. Em geral, são regras como comparecer às consultas, usar os colírios de acordo com a indicação do médico, evitar coçar os olhos, entre outros cuidados. Depois que o paciente é liberado para casa, deve seguir rigorosamente as orientações do oftalmologista, que em geral, incluem:
• Comparecer fielmente às consultas marcadas para acompanhamento do pós-operatório;
• Lavar as mãos antes de pingar os colírios;
• Alguns colírios devem ser agitados antes de usar;
• Pingar os colírios conforme orientação médica. Não sendo necessário acordar durante a noite para fazer aplicação;
• Evitar a prática de atividade física intensa. Consultar o médico, para saber quando poderá voltar à atividade;
• Evitar esforços físicos em casa, como atividades de levantar peso, segurar crianças ao colo entre outras. Consultar o médico, para saber quais as restrições;
• Evitar coçar os olhos;
• Utilizar lenços apropriados para a limpeza na região do olho operado;
• É permitido assistir televisão e ler, desde que esteja se sentindo bem.
Esses cuidados são importantíssimos, pois evitam infecções e outros problemas que podem prejudicar o resultado do procedimento e a recuperação da sua visão.
É compreensível que valores totais do procedimento mude com o tipo de Lentes Intraoculares e os tipos de correção que ela vai proporcionar. O procedimento com o Laser de Femtosegundo aumenta a segurança deste procedimento mas acrescenta custo ao mesmo.
Os preços variam com a forma e as lentes a serem utilazadas. O preço das cirurgias de catarata pode variar de acordo com a tecnologia empregada, os honorários médicos e a escolha do tipo de lente intraocular a ser aplicada no procedimento. Todavia, não é possível determinar o valor monetário do procedimento sem uma análise do paciente. Primeiro, porque o médico não teria meios para determinar um preço sem saber exatamente qual é o quadro do paciente e, segundo, devido à proibição dessa prática pelo Conselho Federal de Medicina.
De acordo com o Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM), seria considerada inadequada a divulgação de uma tabela de valores com preços das cirurgias de catarata, por exemplo. De acordo com esse documento, o médico só pode estabelecer o valor e o modo de cobrança por seus honorários após procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica.
Os médicos precisam seguir uma série de regras no que diz respeito à divulgação, publicidade e também têm compromissos determinados quando o assunto é a remuneração profissional. Essas regras ajudam os médicos e os pacientes a manterem uma relação justa para os dois lados.
Os médicos não podem, no caso específico da oftalmologia, manter relações de dependência ou interação, ou receber vantagens pela indicação de produtos ópticos ou da indústria farmacêutica. O Código de Ética Médica também menciona a combinação de preço antes do procedimento. O médico precisa estimar o valor do procedimento e informá-lo ao paciente. Não é possível, no entanto, fazer isso sem a consulta médica no consultório, uma vez que é vetada a consulta, diagnóstico ou prescrição por meios de comunicação de massa.
Quer saber mais sobre o Código de Ética Médica? Acesse o site do Conselho Federal de Medicina.
A Clínica Asperti segue as determinações do Manual de Publicidade Médica descritas no Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1974/11). Se você observou algum ítem que não esteja de acordo com o manual, por favor, clique para informar o problema.