Clinica Asperti

Cirurgia Refrativa Guiada

A Cirurgia Refrativa é um tratamento que visa resolver erros refrativos como miopia, astigmatismo e hipermetropia. A cirurgia é feita com equipamentos que permitem o procedimento a laser. A anestesia é tópica, aplicada por meio de colírios, e não há necessidade de internação.

Essa cirurgia só é possível devido ao uso de modernos aparelhos como o Excimer Laser, capaz de corrigir 1 grau a cada 1,4 segundo, sempre na técnica da Cirurgia Refrativa Guiada. O Excimer dá ao oftalmologista a possibilidade conhecer a espessura da córnea durante o ato cirúrgico. O procedimento pode ser controlado pelo computador, e assim, os pulsos do laser removem tecido da córnea com precisão e sempre guiado.

Como é a Cirurgia Refrativa Guiada (Contoura)?

A Cirurgia Refrativa a Laser é um procedimento cirúrgico que aplica-se à correção de erros refrativos da visão, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. No procedimento utilizando, o sistema Contoura, a imagem do olho é capturada por um Topógrafo especifico e guiará o Excimer Laser para o eixo visual e também corrigirá as torções que o olho possa apresentar no ato cirúrgico, corrigindo, ponto a ponto, as distorções de curvatura (importante principalmente quando realizamos a correção do astigmatismo), caso contrário trataria todos os olhos da mesma forma quando não utilizada.

 

Esse sistema que permite personalizar a cirurgia chamada Contoura, é colocado ao Brasil em inicio de 2017, sendo um procedimento atual e inovador na Cirurgia Refrativa. Para tanto, os aparelhos devem se comunicar e permitir esse tipo de correção. Desta forma, uma correção pontual é realizada, e geralmente permite uma melhora na acuidade visual já existente.

A Cirurgia Refrativa a Laser possibilita duas técnicas: a Cirurgia Refrativa PRK e a Cirurgia Refrativa Lasik. De acordo com o quadro de cada paciente, o oftalmologista pode indicar qualquer uma das técnicas de cirurgia refrativa a laser.

Na Técnica PRK, é removido o epitélio da córnea mecanicamente, para que o Excimer Laser possa vaporizar o tecido da córnea e assim modificar sua curvatura. Por estar sem o epitélio, a recuperação é bem mais lenta, apresentando sintomas na recuperação.

Já na Técnica LASIK é realizado um flap na superfície da córnea (corte tangencial superficial), e após ser realizada e levantada, é aplicado o Eximer Laser para correção do grau. Para confecção do flap podemos utilizar o Microcerátomo, que faz uma sucção com um anel para aprisionar o olho e é realizado o corte tangencial com lâmina. Ou utilizar o Laser de Femtosegundo (a Clínica Asperti possui dois tipos deste laser) para confeccionar o flap na superfície corneana e depois o Excimer Laser para corrigir o grau desejado, reposicionando o flap na córnea.

A diferença de flap (para o Lasik) quando realizamos com Microceratomo (lâmina), podemos ter algumas imperfeições como variação de espessura, diâmetro do flap, etc., que quando realizado com Femtosegundo as variações diminuem. Isso permite indicar com mais segurança a Cirurgia Refrativa.

Na Técnica LASIK a recuperação é bem mais rápida que no PRK. No LASIK foi realizado o flap que, quando reposicionado, este fica encaixado, sendo que o incomodo é quase inexistente e a recuperação visual se torna muito rápida.
Normalmente em nossa Clínica podemos confirmar a espessura do Flap com exame de OCT para córnea.

Exames para Cirurgia Refrativa

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, é preciso realizar alguns exames para eliminar outras patologias que poderiam levar a um resultado negativo no pós-operatório. Todos esses exames são realizados na Clínica Asperti:

  • Topografia da córnea, permite avaliar a superfície anterior e posterior, mostrando múltiplos mapas da superfície da córnea, utilizando três câmeras ao mesmo tempo. Assim, este exame mais sofisticado, permite afastar defeitos da córnea que impeçam a indicação cirurgia refrativa.
  • OCT (Tomografia de Coerência Óptica) de córnea, de córnea, para medir a espessura paquimétrica da córnea com precisão, pois quando indicamos a cirurgia, temos ter certeza de quanto tecido pode ser removido para que sobre o suficiente para não danificar a estrutura da córnea.
  • Topografia que permitirá a cirurgia guiada Contoura para análise da superfície corneana e que permitirá a realização da cirurgia personalizada, e também a cirurgia por topo guiada.
  • Outra Topografia para avaliação da superfície;
  • Biometria com interferometria como medida prévia;
  • Mapeamento de retina.

Como é a Recuperação?

Com alguns cuidados, evita-se o aparecimento de infecções e outros problemas que podem reduzir a eficácia da cirurgia.

Os cuidados mais importantes são: o comparecimento fiel a todas as consultas necessárias após a cirurgia; evitar ao máximo coçar os olhos; não entrar em mar, piscinas, saunas; e evitar atividades físicas vigorosas.

Principalmente nos primeiros dias após a cirurgia refrativa é preciso não exagerar nas atividades físicas, mesmo aquelas de casa, como pegar peso ou crianças no colo.

O uso dos colírios conforme recomendação e observar cuidados de higiene também é muito importante. Mas, a recuperação da cirurgia refrativa não é apenas de restrições. É possível ler, assistir TV e usar o computador.

A rotina da Clínica Asperti é realizar exames de tomografia corneana e mediadas do flap (quando Lasik) em um mês e após 7 meses de pós-operatório.

Quais as condições para fazer a cirurgia refrativa?

Ter mais de 21 anos é um pré-requisito para fazer a cirurgia. Além disso, é preciso estar com as córneas saudáveis, o grau precisa ter permanecido estável nos últimos 12 meses e afastar defeitos corneanos.

Após a cirurgia posso abandonar o óculos ou lentes de contato?

A maioria dos pacientes consegue boa qualidade de visão sem o uso de óculos ou lentes de contato após a cirurgia, porém este procedimento não evita a presbiopia (vista cansada após os 40 anos de idade).

Como é o pós-operatório?

Após a cirurgia, o oftalmologista oferece todas as orientações ao paciente. Em geral, são usados colírios, é proibido coçar os olhos, entrar no mar, piscinas e saunas por 1 mês, evitar a prática de atividades físicas intensas, entre outros, por 2 semanas.

Vou sentir dor durante a cirurgia?

Não. A cirurgia refrativa é indolor e pode provocar, no máximo, um incômodo ocular após o procedimento, que logo termina.

Existem alternativas à cirurgia?

Sim. Erros refrativos podem ser corrigidos com óculos e lentes de contato.

Qual o preço da cirurgia refrativa?

Os preços em cirurgia refrativa mudam de acordo com a técnica. O PRK é mais simples e não utiliza outros aparelhos (mas com recuperação mais lenta). O LASIK pode ser feito com Microceratomo e tem lâmina descartável que acresce no preço. O LASIK com Femto Segundo é mais seguro, mas aumenta seu valor.

Os preços dos procedimentos cirúrgicos podem tem uma variação de acordo com cada hospital ou clínica. Como existe uma regulação do Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio do Código de Ética Médica, dificilmente algum profissional, clínica ou hospital divulgará tabelas de valores para procedimentos cirúrgicos em geral, o que inclui o preço da cirurgia refrativa.

Sendo assim, é preciso efetuar uma consulta médica e, após diagnóstico e indicação terapêutica, o médico poderá discutir com o paciente o preço e as condições de pagamento.

A Clínica Asperti segue as determinações do Manual de Publicidade Médica descritas no Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1974/11). Se você observou algum item que não esteja de acordo com o manual, por favor, clique para informar o problema.

Ainda com dúvidas sobre como é feita a Cirurgia Refrativa Guiada? Solicite o contato da nossa equipe e receba mais materiais sobre o assunto.