O que é uma
doença ocular?
Corresponde a doença no sistema visual ou doenças dos olhos, que diminuem a capacidade e nitidez da visão. Se a doença ocular chegar a níveis mais graves poderá levar a cegueira. Estas doenças ocorrem normalmente por alterações na refração que podem ser corrigidas com óculos, porem muitas outras doenças podem comprometer a visão, sendo que somente um oftalmologista pode diagnosticar ou tratar doenças oculares.
Os tipos mais comuns de doenças oculares são miopia, astigmatismo, hipermetropia e catarata. Porém, existem várias doenças que somente serão diagnosticadas com o oftalmologista.
A retinopatia diabética é uma doença ocular grave que pode levar à cegueira se não for devidamente tratada.
Uma doença do fundo do olho, que ocorre em pessoas com mais de 60 anos e é a causa mais comum de cegueira nesta faixa etária.
O Estrabismo é uma patologia oftalmológica que consiste no desalinhamento dos olhos. A maioria dos casos tem início na infância, mas também pode ocorrer durante a vida adulta.
O glaucoma é uma determinada pressão intraocular que causa danos ao nervo óptico e alteração do campo visual. Tem incidência em aproximadamente 2% da população.
Os Erros Refrativos, também chamados de ametropias, são anormalidades na refração ocular, que causam a perda da nitidez da imagem na retina. São problemas oculares como miopia, hipermetropia, astigmatismo.
O Ceratocone é uma doença degenerativa da córnea que pode ter o início precoce (na infância) com evolução e progressão importante, ou as vezes de diagnóstico tardio que vem ser descoberto de forma aleatória por exames que não são feitos na consulta de rotina em pesquisa direta ou para outras patologias.
A Catarata é um problema ocular que causa a perda de transparência do cristalino, que é a lente natural do olho. Devido a alguns fatores, a estrutura começa a ficar opaca, causando dificuldades para enxergar.