Exames para Diagnóstico de Ceratocone
O médico oftalmologista é o profissional habilitado para realizar o diagnóstico do ceratocone e outras doenças oculares. Para identificar essa doença ocular, o médico realiza exame do paciente no consultório e pode solicitar alguns exames complementares. Esses mesmos exames são utilizados para o pré e pós operatório nos casos de pacientes que vão passar pela cirurgia de ceratocone.
Conheça alguns exames:
A Topografia Computadorizada de Córnea analisa a curvatura da córnea em toda sua extensão desde o centro até sua periferia, e avalia as alterações de sua superfície como a regularidade e a simetria, permitindo identificar astigmatismos e outras irregularidades na córnea, como o ceratocone e degenerações corneanas;
Avaliação completa das curvaturas e aberrações corneanas, com índices de probabilidade de ceratocone na curvatura externa da córnea, e avaliação da curvatura interna da córnea, sendo esta a mais importante.
É uma avaliação precisa do mapa de espessura da córnea (paquimetria). A Paquimetria é o exame que mede a espessura da córnea, valor de importância para os casos de cirurgia refrativa, diagnóstico de ceratocone e avaliação do glaucoma. O OCT (Tomografia de Coerência Óptica) da córnea é um exame que nos permite avaliar também o pós-operatório de Implante de Anel de Ferrara, mostrando a profundidade exata em que este foi implantado.
Estes exames também são utilizados no acompanhamento do ceratocone, no pós operatório de Implante de Anel de Ferrara e no pós tratamento de Crosslinking.