Clinica Asperti

Lentes de Contato

A Clínica Asperti realiza a avaliação e a indicação do uso de Lentes de Contato, fazendo as orientações necessárias e o acompanhamento do paciente. A Lente de Contato fica na camada lacrimal sobre a córnea. Ela forma uma barreira entre o ar e a córnea, obstruindo parcialmente o fornecimento de oxigênio para a córnea. A cada piscada, as lágrimas molham a lente de contato e liberam oxigênio para a córnea. Piscar ajuda a mantê-la limpa e úmida.

 
Lentes de contato e esportes

Na prática de esportes, elas oferecem uma série de vantagens sobre os óculos:

  • São confortáveis;
  • Acompanham o movimento dos olhos;
  • Dão maior liberdade aos movimentos;
  • Permitem o uso de óculos de proteção;
  • Melhoram e ampliam o campo visual.

 
Atualmente existe um tipo de lente de contato que combina um centro rígido e a periferia gelatinosa, indicado em casos especiais.

 
Idade para uso de lentes de contato

Não há idade mínima para o início do uso de Lentes de Contato. O importante é a consciência do usuário ou de seu responsável, quanto à necessidade de seguir a orientação em relação a limpeza e ao uso pelo oftalmologista, para evitar problema nos olhos. A indicação fica mais a critério do médico. Muitos jovens preferem o uso das lentes de contato, o que os faz sentirem-se mais seguros de si no trato social. Eles apresentam melhor desempenho nos esportes, pois as mesmas proporcionam, melhor visão periférica do que os óculos. Há lentes que podem ser adaptadas já nos primeiros dias de vida, por exemplo, após cirurgia de catarata congênita.

 
Tipos de lente de contato

  • Rígidas (gás permeáveis ou não);
  • Gelatinosas (hidrofílicas);
  • Bifocais ou multifocais;
  • Tóricas;
  • Coloridas.

 
O tempo de uso de cada tipo de lente depende da orientação do Oftalmologista. A escolha da lente de contato depende, primeiramente, de seu distúrbio visual, mas deve-se considerar também hobbies, atividades profissionais, frequência de uso e o tempo disponível para cuidados com as lentes.

Lentes Rígidas
Corrigem quase todos os tipos de graus. São mais duráveis, mais práticas e fáceis de limpar. Pode haver desconforto nos primeiros dias de uso, por essa razão dão mais trabalho no início da adaptação, mas depois de adaptadas o mesmo desaparece. Permitem a entrada de partículas sob a lente mais facilmente, causando grande desconforto quando isso acontece, as vezes pode se deslocar. Podem riscar ou quebrar se manuseadas erroneamente. São também as lentes indicadas para a maioria dos casos de ceratocone (Lentes Soper) melhorando na grande maioria dos casos a visão destes pacientes. Variam quanto à permeabilidade ao oxigênio, desde as mais permeáveis, que permitem melhor oxigenação corneana, até as menos permeáveis.

Lentes Gelatinosas ou hidrofilicas
De uso diário, de uso prolongado, bifocais , multifocais , tóricas e coloridas. Raramente são percebidas no olho. São confortáveis desde o primeiro dia de uso. Raramente deslocam. Adequadas para praticar esportes. A limpeza deve ser mais rigorosa. Nos casos de astigmatismo alto dão menos nitidez na visão. Não devem ser usadas com colírios, são mais fáceis de contaminar e podem rasgar se manuseadas erroneamente. Existem também na forma descartável, sendo que são mais seguras por terem menor chance de contaminação, desde que usadas e descartadas como orientado.

Lentes de contato bifocais ou multifocais
Quando é necessário o uso de óculos bifocais ou multifocais estas lentes de contato podem ser úteis. Com elas o problema de visão pode ser corrigido para perto e longe.

Lentes de Contato Tóricas
São lentes gelatinosas que podem corrigir graus de astigmatismo. Nos graus mais altos não costumam dar muita nitidez. São confortáveis como as lentes gelatinosas comuns e proporcionam um bom resultado visual.

Lentes de contato coloridas
Existem nas mais variadas cores, sendo que podem ser sem grau, ou com graus para correção de miopia e ou hipermetropia. A maior complicação que podemos ter com as lentes de contato são as infecções, por esse motivo é necessário que o uso da lente de contato seja sempre indicado por um oftalmologista, sendo importante também o seu acompanhamento e sua orientação. Se o paciente for bem orientado e bem adaptado seu uso torna-se seguro e a chance de complicações é mínima.

Recomenda-se o uso de óculos de proteção quando o paciente for praticar natação, porque o cloro amarela a lente e, principalmente, por causa do risco de contaminação em piscinas públicas. Quando a lente for molhada com água poluída, deve ser retirada para limpeza e desinfecção o mais rápido possível.