Clinica Asperti

Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é uma doença ocular grave que pode levar à cegueira se não for devidamente tratada. Ela é uma das manifestações da Diabetes mellitus e é considerada a maior causa de cegueira abaixo dos 50 anos.
Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo onde ocorre uma diminuição, ou ausência, na produção da insulina (hormônio que regula o nível de açúcar no sangue). Pessoas portadoras de diabetes podem, com a evolução dos anos, apresentar alterações nos pequenos vasos sanguíneos em decorrência dos níveis altos de glicose. Estas alterações circulatórias afetam principalmente os olhos, rins e nervos periféricos.
Na retinopatia diabética ocorrem lesões nos capilares da retina causando vazamentos que levam a edema e hemorragias. Mais tarde, acaba ocasionando perda visual, que pode ser intensa e até a cegueira, se não for tratada a tempo.

Precisa saber mais sobre a retinopatia diabética? Um consultor da Clínica Asperti pode tirar suas dúvidas:

Tratamento de Retinopatia
Diabética

O principal tratamento da retinopatia diabética é o controle clínico rigoroso das glicemias e pressão arterial. Os resultados dos tratamentos oftalmológicos terão influência direta do controle de suas doenças de base. Também é sugerida a Fotocoagulação a Laser, mas é muito importante deixar claro para o paciente que o tratamento com o laser visa “controlar” a retinopatia diabética e, geralmente, não provoca uma melhora visual.

Fotocoagulação a Laser

A fotocoagulação a laser é o tratamento de doenças de retina com raios laser. Este comprovadamente permite controlar as doenças na grande maioria dos casos, evitando que a pessoa evolua para uma perda visual grave.
A fotocoagulação a laser é realizada em uma ou várias sessões, onde a retina sofre várias “micro” queimaduras. Nos casos mais graves, podem ser necessários muitos disparos de laser numa sessão.
Este procedimento pode ser realizado em regime ambulatorial (dispensa internação), utilizando apenas o colírio anestésico. Isto permite ao paciente, após o tratamento, ir para casa sem nenhum curativo.
 
Laser de luz amarela
É um tratamento por fotocoagulação a laser de luz amarela (frequência de 586), o que provoca menos dor no tratamento dos lasers.
É utilizado no tratamento da Retinopatia Diabética, e no edema macular cistoide, e neste caso apresenta um formato chamado “fast pulse”, facilitando o tratamento da área central. Também é utilizado para tratamento de roturas e degenerações da periferia da retina, bloqueando a sua progressão, diminuindo, desta forma, a chance de descolamento da retina.